21 de Março Dia Internacional da Síndrome de Down

segunda-feira, 25 de março de 2013



Por quê 21/03?


O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela “Down Syndrome International” entidade que congrega associações de síndrome de Down de todo o mundo, foi escolhido para ser o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3/21), fazendo alusão à trissomia do 21. No Brasil, é a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) quem articula e organiza eventos em todo o país.

A Síndrome de Down ficou conhecida mundialmente por ser uma síndrome relativamente comum (1 a cada 800 nascimentos), permitindo assim maiores estudos que melhoram a qualidade de vida.

Estamos em uma época onde a inclusão está a todo vapor, temos novelas, comerciais, programas de tv, sites, revistas todos tentando mostrar inclusão. Só que isso pra mim é apenas uma parte, eu fico muito mais feliz é de ver o resultado e descobrir que um aluno com Síndrome de Down passou no vestibular, que uma aluna concluiu o curso de Pedagogia, que outro se tornou faixa preta de Judo, uma menina que é faixa marrom de Karate (falta uma para a preta) e assim vai, poderia ficar aqui falando inúmeros exemplos…

Mas como eles conseguem?

Essa é a pergunta com a resposta mais simples!! Tudo é possível com muita força de vontade.
Nessas horas a Família faz muita diferença, a Família e os Colegas devem dar apoio e encorajá-los a seguir em frente. Quando estamos lendo o texto acima, imaginamos cenas diferentes para as pessoas com necessidades especiais, mas se vocês podem perceber que no final é a mesma que qualquer pessoa!! Como ninguém é igual a ninguém.
Resumindo…
Ser especial é ser você mesmo!!