Hospital da Posse realiza cursos de aperfeiçoamento para funcionários

segunda-feira, 25 de março de 2013


A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de cursos e oficinas de aperfeiçoamento e de capacitação para os funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Ontem (21/03) foram realizados cursos de Aleitamento Materno e de Acolhimento com Classificação de Risco. Em ambos os cursos, participaram porteiros, vigilantes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, entre outros.
O objetivo do curso de Aleitamento Materno é fazer com que todos os funcionários da unidade conheçam e pratiquem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno bem sucedido e o HGNI continue com o título de Hospital Amigo da Criança. O curso será realizado, também, no dia 28 de março e no dia 04 de abril, das 8h30 às 16h, para todos os profissionais da saúde, administrativos e acadêmicos da unidade.
Durante o curso, que tem duração de 20 horas, os profissionais do hospital aprendem sobre as vantagens do aleitamento materno para a mãe e o recém-nascido, como pegar e posicionar corretamente o bebê ao seio materno, como alimentá-lo com o copinho, o prejuízo do uso de bicos artificiais (chupeta, mamadeira, etc.), entre outros. Os profissionais que participam do curso recebem diploma e, a cada seis meses, é realizada uma edição.
Já o curso de Acolhimento com Classificação de Risco, ministrada pela enfermeira Mônica Guedes, da Secretaria Estadual de Saúde, tem como objetivo organizar e humanizar o atendimento no HGNI, identificando prontamente condições de risco, priorizando o atendimento de acordo com critérios clínicos, vulnerabilidade e grau de sofrimento, utilizando protocolo específico. Outro objetivo da oficina é extinguir a triagem feita por porteiros e recepcionistas, obrigando que o primeiro contato com o paciente seja feito por um profissional de saúde. A próxima oficina será realizada no dia 27 de março, das 13h às 17h, na Biblioteca do Centro de Estudos do HGNI.