Violência Contra o Idoso Vamos Denunciar

sexta-feira, 29 de março de 2013



Eu e muitas pessoas que estão lendo este texto “somos” de uma época  onde  o respeito aos  “mais velhos”,  era incontestável. A começar pela família essa consciência vinha realmente de casa, hoje em dia parece que estamos retrocedendo, não vamos permitir e combater algumas dessas faltas de respeito e abusos com aqueles que passaram suas vidas ajudando construir o mundo que vivemos hoje.  Não podemos nos esquecer que seremos idosos também.
A falta de denúncia é a maior dificuldade para chegar até o idoso vítima dos maus tratos, mesmo observando o aumento de ocorrências relatadas após a implantação do estatuto do idoso, mas não o suficiente para a mobilização social contra estes eventos. 
A violência contra os idosos além de ser uma violação aos direitos humanos é um dos principais motivos de lesões, doenças, isolamento social e depressão. Infelizmente a maior parte das ocorrências registram a violência no contexto familiar, praticada por um membro próximo ao idoso. 



Você Sabia que o Disque 100 também atende denúncias de violência contra idosos?

O serviço está disponível em âmbito nacional Desde o início do mês de dezembro, o Disque Denúncia Nacional, ou Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, passou a atender também os casos de violações de direitos humanos envolvendo pessoas com deficiências físicas, idosos e de homofonia..

Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa
Nova Iguaçu: (21) 2698-1461
Ligue: 2253-1177
                                                      Disque 100

Ligue Idoso
Recebe denúncias de maus-tratos e orientações em geral.
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Tel: 2299-5700
Delegacia de Atendimento e Proteção ao Idoso
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
(021) 3399-3181/3182

Não podemos nos calar  Denuncie!

Derramai Senhor sobre nós o teu espírito, para que juntos possamos construir uma perfeita união. Um para o outro, ambos para ti.