Nova Iguaçu terá centro de reabilitação

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nova Iguaçu terá centro de reabilitação para pessoas com deficiência. 




Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos cerca de 796 mil iguaçuanos, mais de 195 mil são portadores de alguma necessidade especial. Em aproximadamente dois meses, o prefeito Nelson Bornier vai inaugurar um Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência, que funcionará no Caesp (Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima), no bairro Monte Líbano.

A unidade contará com serviço de fisioterapia, urologia e psicologia e terá capacidade para realizar cerca de cinco mil atendimentos mensais em pacientes encaminhados pelo Centro de Acolhimento ao Deficiente de Nova Iguaçu (CAD), que já tem mais de dois mil cadastrados.
Inaugurado em setembro do ano passado, o CAD é uma iniciativa pioneira no Rio de Janeiro e funciona como uma espécie de porta de entrada da pessoa com deficiência.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisiatra, que é o médico especialista em alterações físicas, urologista, enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta que fazem o primeiro atendimento aos pacientes. Os portadores de deficiência são cadastrados e encaminhados para as unidades de saúde do município, onde recebem atendimento adequado. Além disso, o CAD também organiza a logística de transporte dos pacientes que têm dificuldades de locomoção e a entrega de medicamentos.



O CAD funciona de segunda a sexta-feira, em anexo ao Centro de Saúde Vasco Barcelos no Centro de Nova Iguaçu na Rua Bernardino de Mello, 1895, Centro de Nova Iguaçu.

0 comments

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião em nossa página!