Projeto de Lei sobre maca adicional nas ambulâncias utilizadas nos atendimentos de emergência

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Abaixo segue o texto sobre indicação onde sugiro a instalação de uma maca adicional nas ambulâncias utilizadas nos atendimentos de emergência.

* JUSTIFICATIVA *

Em todo o Brasil existem relatos de equipes inteiras do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) que ficam retidas nos hospitais por várias horas em virtude da não liberação da maca com que o veículo transportou o paciente até a unidade de saúde.
Se por um lado o atendimento a novas emergências fica prejudicado, de outro não podemos esquecer que o paciente não pode simplesmente deixar de ser atendido pela falta de um leito, pois muitas vezes existe uma vida em jogo.

O atendimento à presente indicação seria uma forma de minimizar o problema, pois, observando internamente uma ambulância do SAMU 192, verificamos que mesmo aquelas do tipo UTI têm espaço suficiente para transportar uma maca adicional, o que permitiria a liberação da equipe para novos atendimentos enquanto a primeira maca não é liberada pela unidade de saúde, podendo ser resgatada mais tarde pela equipe.

A instalação de uma maca adicional poderá ser feita com recursos da própria secretaria municipal de Saúde, e o seu custo é praticamente insignificante perto do valor unitário de cada ambulância do SAMU 192, que equipada custa por volta de 123 mil reais. Além disso, devemos sempre ter em mente que esta medida visa preservar o maior bem de todos, que é a vida.

Vereadora Giane Jura

0 comments

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião em nossa página!